Projeto de incentivo ao uso de informática e internet em aulas de graduação no ICB

Instituto de Ciências Biomédicas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde - bloco F
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 21949-900
Secretaria: (21) 2562-6480

prof responsável:
  • Manoel Luís Costa
    profs colaboradores:
  • Cláudia Mermelstein, João Menezes, Kátia Arcanjo, Leonardo R. Andrade, Loraine Campanati
    profa consultora:
  • Márcia Mermelstein


    Disciplinas
    Resumo
    Partindo da idéia de que a informática é utilizada intensivamente pelos alunos e que as aulas, em sua maioria, ainda são oferecidas de maneiras tradicionais, estamos propondo o estudo de métodos de uso de informática em sala de aula. Entre as possibilidades a serem exploradas estão: 1) a construção, para disciplinas selecionadas do ICB, de site com o programa, bibliografia, objetivos de cada aula, entre outros materiais; 2) a construção, para cada disciplina selecionada, de apostila em pdf com os objetivos de cada aula; 3) a construção coletiva de anotações de aula durante as aulas, usando recursos de edição simultânea de texto; 4) a seleção sistemática de páginas e recursos na internet para enriquecer as aulas teórico/práticas; 5) a elaboração de roteiros de aulas e estudos; 6) a renovação do Banco de Imagens do ICB. Acreditamos que uma das dificuldades de uso dos recursos computacionais que podemos enfrentar é o desconhecimento por alunos e professores das possibilidades e vantagens do material já existente na internet. Outra dificuldade básica que pretendemos superar é a integração dessas metodologias aos programas das disciplinas já existentes. Um fator importante para a aplicabilidade desse projeto é o barateamento dos computadores pessoais e aumento da capacidade dos tablets e a melhoria da infraestrutura e de equipamentos, como acesso à rede (com e sem fio), datashow, mídias em alta resolução e videocasts, entre outros. Também percebemos que as instalações da UFRJ tem melhorado recentemente, ao mesmo tempo em que alguns dos próprios alunos já trazem seu equipamento pessoal: essas melhorias fornecem a aparelhagem básica para implementação do projeto. Acreditamos que o uso em sala de aulas desses novos recursos tecnológicos pode ter um impacto significativo no aprendizado, principalmente se considerando a construção coletiva do conhecimento e as participações interativas e proativas. Entendemos que esses recursos de informática precisam ser otimizados e devem ser usados de forma complementar com as aulas teóricas, práticas, demonstrativas e estudos dirigidos.  
    Responsável pela página: Prof. Manoel Luís Costa
    Rio, 6/2/2013