LABORATÓRIO DE PROLIFERAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Equipe

Linhas de Pesquisa

Publicações

Endereço

 Links

 

  página inicial

 

atualizado em 08/03/2005

Dr. Radovan Borojevic

Chefe do Laboratório de Proliferação e Diferenciação Celular

 

Desde 1997, quando me transferi do Instituto de Química para o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, estou dividindo as minhas atividades entre o Departamento de Histologia e Embriologia (DHE) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e o Programa Avançado de Biologia Celular Aplicada à Medicina (PABCAM) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ. Embora as duas unidades possuam as características próprias, as duas equipes trabalham em colaboração contínua e interação permanente, compartilhado projetos de pesquisa, recursos humanos e financeiros.

            O Laboratório de Proliferação e Diferenciação Celular – DHE do ICB, desenvolve pesquisas usando essencialmente cultivo in vitro de células animais, e estudos dos modelos in vivo de biologia e patologia teciduais. O biotério próprio garante a reprodução e manutenção de animais de qualidade controlada, incluindo linhagens de camundon­gos geneticamente modificados.

            O PABCAM, instalado em espaço próprio no Hospital Universitário, divide as atividades em três vertentes:

1. O Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ) atende uma demanda de manutenção e distribuição de linhagens celulares humanas e animais para todo o Brasil. Simultaneamente, o BCRJ oferece apoio técnico a vários projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de biotecnologia de células humanas e animais, e forma recursos humanos nessa especialidade.

2. O Laboratório de Transplante de Medula Óssea atua em rotina de colheita, criopreservação e controle de qualidade de transplante autólogo de células hematopoiéticas da UFRJ, realizando atualmente mais de 50 transplantes / ano. Uma extensa colaboração com os setores de Hematologia do Hospital Universitário permite o desenvolvimento de numerosas pesquisas na interface entre os estudos clínicos e a patologia celular. A competência adquirida em manipulação de células tronco da medula óssea permite a aplicação de nossas pesquisas às terapias celulares em vários tecidos e órgãos.

3. O Setor de Bioengenharia Tecidual desenvolve técnicas de manipulação ex vivo de células humanas visando seu uso em tratamentos que envolvem transplantes autólogos, assim como o desenvolvimento e aplicação de novos biomaterias. Este setor atua em colaboração com a COPPE, Escola de Química e Instituto de Química da UFRJ, Departamento de Bioquímica da UFRGS, e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do CNPq no Rio de Janeiro. A experimentação usando animais de grande porte está sendo feita em colaboração com a Faculdade de Ciências Veterinárias e Zootecnia da USP.

A inserção destes estudos com aplicações clínicas é garantida no Hospital Universitário da UFRJ, assim como pela cooperação com os seguintes hospitais: Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia RJ, Instituto Nacional do Câncer RJ, Hospital Base de Forças Aéreas de Galão RJ, Hospital Geral de Bonsucesso RJ, Hospital Pró-Cardíaco RJ. 

voltar

 

 

 

 

Apoio Financeiro: