LABORATÓRIO DE PROLIFERAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Equipe

Linhas de Pesquisa

Publicações

Endereço

 Links

 

  página inicial

 

atualizado em 08/03/2005

Cultivo in vitro e estudo de interação endotélio / músculo liso, visando controle da restensose vascular subseqüente a angioplastia.

A habilidade das células musculares lisas vasculares (VSMCs) de apresentar plasticidade em suas respostas de crescimento é o mecanismo chave pelo qual a vasculatura responde a estímulos de desenvolvimento, hemodinâmicos e de injúria. Vários processos biológicos requerem o crescimento das VSMC para que haja o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos, por exemplo, o desenvolvimento vascular, resposta vascular à injúria tecidual e remodelamento dos vasos em resposta a modificação na demanda tecidual. Os exemplos patológicos incluem aterosclerose, hipertensão, restenose pós-angioplastia e vasculite. Estas desordens de proliferação vascular são iniciadas através da injúria mecânica, bioquímica ou imunológica da parede celular vascular. Esta injúria, que inclui o desnudamento endotelial ou sua disfunção, dispara em sua cascata de eventos, além do processo inflamatório, a ativação e proliferação do músculo liso vascular (VSMC). Nestas lesões, fatores de crescimento e citocinas liberados por células inflamatórias e plaquetas mediam quimiotaxia, migração, proliferação e apoptose do músculo liso vascular, além de modular a expressão de proteínas da matriz extracelular por estas células.

Em todas as situações patológicas, as interações entre as células endoteliais e as VSMC dentro da parede do vaso sanguíneo — assim como entre as VSMC e outros tipos celulares como fibroblastos e células inflamatórias — determinarão a natureza das suas respostas de crescimento. Este projeto se concentra nos controles moleculares da proliferação do músculo liso vascular modulados pelas células endoteliais. Utilizaremos modelos de co-cultura tridimensionais capazes de se aproximar do contexto tecidual onde esta sinalização intercelular acontece, com especial interesse em mediadores lipídicos da inflamação e drogas capazes de ativar receptores nucleares para hormônios. 

voltar

 

 

 

Apoio Financeiro: